Parceiros FMJ

FEDERAÇÃO MINEIRA DE JUDÔ
Juntos Somos Mais Fortes
Saiba Mais
FEDERAÇÃO MINEIRA DE JUDÔ
Juntos Somos Mais Fortes
Veja Mais
FEDERAÇÃO MINEIRA DE JUDÔ
Juntos Somos Mais Fortes
Veja Mais
Previous
Next

Judoca Mineiro é prata no Mundial de Judô Veteranos 2023

O “ABU DHABI WORLD CHAMPIONSHIPS VETERANS 2023” foi realizado em Abu Dhabi (Emirados Árabes), entre os dias 31/10 e 03/11. O evento contou com a participação de 6 continentes, 63 países e 973 competidores, entre homens e mulheres nas respectivas classes de idade e categorias de peso. O Brasil conquistou o segundo lugar no quadro geral de medalhas. A delegação brasileira foi composta por 51 judocas e subiu ao pódio 27 vezes mostrando seu alto nível em competições internacionais, tendo conquistado nove ouros, sete pratas e 11 bronzes.

“O Brasil foi maravilhosamente bem, nós ficamos em segundo no geral. Fomos com 51 participantes e o Cazaquistão, que ficou atrás da gente, estava com mais de 150. A França, que terminou em primeiro, tinha também cerca de 150 atletas e, mesmo assim, ficou a poucas medalhas de ouro acima. Tivemos uma participação excelente”, disse Cristian Cezário, Coordenador Nacional de Veteranos da CBJ (Confederação Brasileira de Judô).

A campanha em Abu Dhabi superou a do Mundial de 2022, onde o Brasil conquistou 15 medalhas (8 ouros, 5 pratas e 7 bronzes) e terminou em terceiro lugar no quadro geral de países. O resultado veio em sequência dos excelentes desempenhos alcançados no Campeonato Sulamericano (Guaiaquil, Equador – 29/06) e no Campeonato Panamericano (Guadalajara, México – 22 a 24/09).

O Brasil é considerado uma potência mundial no Judô Veterano e há vários anos está entre os Top 3 no ranking da FIJ (Federação Internacional de Judô) da classe.

O destaque de Minas Gerais e da Judocon/iTeam Barroca, é o atleta Luiz Fernando Martins Lanna, chamado pelos colegas de treino como Lanna que conquistou a medalha de prata em Abu Dhabi na classe M5 até 73 kg e já vinha também de um 2º lugar no Sulamericano.

“O Lanna é um atleta que dispensa apresentações, dedicado e extremamente aguerrido que busca o ippon em toda luta”, disse Márcio Silva, Sensei (professor) da Judocon/iTeam Barroca. Sandro Almada, coordenador de veteranos da FMJ (Federação Mineira de Judô), professor da Judocon/iTeam Barroca e colega de treino do Lanna, emendou: “O Lanna tem sido uma inspiração para todos nós. Essa medalha é fruto de toda a sua preparação técnica, física e mental”.

Prova de todo esse empenho é o vídeo que ele gravou para os colegas de treino, um dia depois de subir ao pódio em Abu Dhabi, dizendo que ali começava a sua preparação para o Mundial 2024 em Las Vegas (USA).