CURSO IJF ACADEMY – PINDAMONHANGABA/SP – 2023

A instrução é dividida em duas etapas, sempre na língua inglesa, sendo a primeira de forma on-line, com duração aproximada de 5 meses, na qual os candidatos assistem a aulas virtuais e respondem avaliações semanais referentes a cada tema. Em um segundo momento, aprovado na primeira parte, o candidato estará habilitado para o curso presencial no tatame. A coordenação do curso é feita pelo Sensei Daniel Lascau, Diretor de arbitragem da FIJ.

De acordo o coordenador médico e de arbitragem da FMJ, Dr. Eduardo Gonçalves, a conclusão da primeira etapa foi em 2021, com a parte prática concluída na cidade de Pindamonhangaba (SP), de 16 a 23 de abril de 2023 (domingo a domingo).

Os treinamentos aconteceram de segunda a quinta-feira, no período da manhã e da tarde, perfazendo um total de seis horas diárias. Os candidatos foram submetidos a uma avaliação de Nage-No-Kata na sexta feira á tarde, tanto como tori quanto como uke. No sábado, foram realizadas ao longo do dia as provas de fundamentos do Judô, Nage-Waza e Katame-Waza, referente as 100 técnicas da KODOKAN. Segundo Dr. Eduardo Gonçalves, a Academia FIJ esteve no Brasil com esse curso em 2019, retornando agora em 2023.

É importante ressaltar que de Minas Gerais, além do coordenador de arbitragem, esteve presente e também foi aprovado com louvor o técnico da base da Confederação Brasileira de Judô, Sensei Alexandre Katsuragi, carinhosamente conhecido como Xexéu.

O curso contou com 21 participantes – 14 brasileiros e 07 estrangeiros – e seis instrutores altamente qualificados da Federação Internacional, de todo o mundo. Dentre eles, o Sensei Sanshiro Yamamoto, gerente do departamento de graduação do Instituto Kodokan, de Tóquio.

A FMJ parabeniza os judocas aprovados e se sente honrada por ter pessoas tão qualificadas em seus quadros.

Essa qualificação acadêmica permitirá aos instrutores atuar em instituições de ensino e eventos mundiais. Treinadores de Judô que necessitam de uma licença internacional, e árbitros que desejam ingressar na carreira internacional, devem realizá-lo.

Dr. Eduardo Gonçalves finaliza agradecendo o apoio e a confiança do Presidente da entidade, Sensei Dr. Luiz Augusto Martins Teixeira, do coordenador Nacional de Arbitragem, Sensei Edison Koshi Minakawa e aconselha a todos que façam o curso, sinalizando ainda que está atento ao iníciodoUNDERGRADUATECERTIFICATEASJUDOINSTRUCTOR – LEVEL 2, anunciado pela Academia FIJ para o 2º semestre de 2023 em Budapeste, Hungria, sede da Federação Internacional.