Parceiros FMJ

Veja Mais

SENSEI SGT JOSÉ INÁCIO DO NASCIMENTO

SENSEI JOSÉ INÁCIO DO NASCIMENTO

É filho de Maria Edgard da Costa e José Lima do Nascimento, natural de ITABAIANA/SE, nasceu em 15 de janeiro de 1945, atualmente reside no Parque Rio Branco, Valparaízo/GO. Sua iniciação na prática do judô foi em 1954 aos nove anos de idade, na Associação de Jiu-Jitsu e Judô Hombu Budokan – São Paulo, como aluno dos patriarcas do judô nacional Ryuzo Ogawa e Matsuo Ogawa. É detentor de um currículo vitae, invejável, muito extenso e recoberto de muitas honrarias e glórias. Sua missão pessoal sempre foi, por meio do ensino e aprendizado do judô, formar atletas e cidadãos honrados e renomados. Fato que até o presente momento de sua vida lhe confere o maior de todos os louros e galardões: “o carinho, a admiração e o profundo respeito de seus alunos e ex-alunos de judô pelo Brasil e o Mundo”.

Migrou com o seu judô para o Rio de Janeiro/RJ, Belo Horizonte/MG, Recife-PE, Brasília/DF, Valparaízo/GO e Formosa/GO, deixando como legado seus sucessores graduados como Faixas Pretas. Sua atual graduação é de oitavo grau (hachi dan – kodansha) e está filiado à Federação Mineira de Judô (FMJ) pelo Judô Águia Branca (Betim) do Kodansha Antônio Carlos da Costa, seu contemporâneo da Brigada de Paraquedista do Exército no Rio de Janeiro. Para o Judô Águia Branca, levou consigo um elenco de veteranos e ex-alunos da 56ª Filial Budokan Judô Clube Colégio Militar de Belo Horizonte, que completa em 2022 seus 53 anos de existência. No Judô Águia Branca encerrará sua carreira, uma jornada de promoção e desenvolvimento da pessoa humana.

É professor de Educação Física, registro no MEC N° 7726, e no Conselho Federal de Educação Física sob o registro CFEF N° 2352. Como referência de sua atuação no Judô Brasileiro vamos citar apenas algumas de suas atribuições: foi Diretor Técnico das Federações Pernambucana, Mineira, Metropolitana – DF, foi presidente das Comissões de Graus de Pernambuco, Minas Gerais, Brasília e Goiânia. Como atleta conquistou vários títulos em certames nacionais e internacionais, civis e militares, vale ressaltar que foi Sargento do Exército do Brasileiro e serviu aqui no CMBH, onde foi sua última organização militar. Foi coordenador do primeiro curso de formação de Faixas Pretas da FMJ, da FEMEJU e da Segunda Delegacia de Judô da FEGOJU. Foi professor de Judô do Corpo de Bombeiro Militar do Distrito Federal – Brasília onde se aposentou. Seus filhos: Sanshiro (in memorian), Sugata, Rosangela, Rosana e Rosimeire são seu maior tesouro e o seu maior legado para a humanidade.

A história do JCCMBH-FMJ

Turma de judocas do CMBH – 1969

Em 1969 a 56ª Filial Budokan JCCMBH nasce no dojô desse Colégio Militar e toma vulto estadual e nacional. Seus precursores foram, o então Major Drummond. Aqui conosco hoje, o seu então auxiliar Sargento Inácio, mais os alunos da primeira e segunda geração de judocas Joel Amaral, Grandinetti, Maia, Nunes, Alencastro, Proença, Marco Ribeiro, Fernando (batatinha), Ronaldo Camargo, Luiz Hipólito (Nico-nico), Augusto Glycério, Paulo Romero, Mauro Silveira, Hilton Mascarenhas, João Luiz Azevedo, Álvaro Castro Neto, Leonardo Puntel, Ivan Turra, João Marzano e Josué Morisson. Quando o Mestre Inácio assume o JCCMBH ele forma com a ajuda do seu companheiro de farda, Antônio Carlos da Costa, a sua terceira geração de judocas competitivos, quero citar: Armando Vignoli, Ítalo Avelar, Moacyr Barros, Glaydson Souza, Gilberto Souza, Álvaro Aboim, Tulio Aboim, o Juiz Federal Hélio Monjardim, Alexandre Meirelles, João Meirelles, Silvano Junior, Emílio Ferrer, Abelardo Holanda, Sérgio Santos, Antônio Cavagnac, Alessandro Pompeu, Paulo Brenke e outros tantos. Eu os convido a tomar conhecimento dos membros desse elenco na Placa inaugurada em 2021 e fixada nesse DOJO. Muitos se tornaram em sua época campeões brasileiros, mineiros, destaques da Budokan (considerado naquele tempo um evento de porte nacional), destaque regionais, em competições militares, jogos estudantis, jogos universitários, dentre outros. O período de 1970 a 1980 foi o ápice da 56ª Filial Budokan JCCMBH, marcados por certames memoráveis para todos os judocas aqui citados.