Sensei Avelino Antunes da Silva

Kodansha Avelino Antunes da Silva

Filho de Honório Antunes de Oliveira e Matilde Fernandes de Oliveira; Avelino Antunes nasceu em Brasília de Minas em 18/07/1935.
Há 50 anos reside em Belo Horizonte. Avelino Antunes da Silva, iniciou a prática do judô no ano de 1985, aos 30 anos de idade para motivar e direcionar seus filhos, Renato e Rodrigo, que na época perderam a mãe precocemente ainda na infância.
De lá para cá ele não parou na prática do judô atuando até os dias de hoje. Seus filhos deram a continuidade no judô e se graduaram na faixa preta. Hoje, professor de judô faixa coral sexto Dan, registrado na federação com o número 12 e na Confederação Brasileira de Judô sobre o número 4561/1. Dentre as suas atuações na Federação Mineira de Judô, foi assessor do diretor técnico. a partir do dia 21/01/87.
Foi chefe da Delegação de Minas Gerais em 22/11/89 em Botucatu, SP.
Em 05/10/91, foi chefe da Delegação Mineira em Mato Grosso do Sul. Também atuou como Chefe de Delegação no período de 13 a 15/11/91 nos Jogos Estudantis na fase regional e 05 e 06 de dezembro de 91/92 no Inter Regional.

Iniciou a sua carreira na arbitragem em 16/06/91 e a partir daí não parou mais.

É provisionado em Educação Física desde 1987.

A sua primeira graduação como faixa preta foi em 28/01/89. Foi para segundo Dan em 13/03/93. Para terceiro Dan em 21/12/96.
Para quarto Dan em 10/12/2015.
Para quinto Dan em 29/11/2014.

Avelino Antunes da Silva formou vários faixas pretas enquanto Sensei de Judô no Núcleo Frei Estanislau em Betim. Por lá ele ministrou aulas durante 25 anos sobre a parceria da Prefeitura Municipal de Betim e Coordenação do Sensei Antônio Carlos da Costa. Hoje, Avelino Antunes é arbitro do quadro de arbitragem da F.M.J. É árbitro internacional e atuante no quadro de árbitros da Federação Mineira de Judô.