SENSEI EDUARDO NASCIMENTO

KODANSHA EDUARDO NASCIMENTO

Eduardo Nascimento, nascido em Belo Horizonte (1956), é desportista e como judoca conquistou bronze no Campeonato Brasileiro Sênior Regional em 1979, vice- campeão nos Jogos Universitários Brasileiro em 1980 e campeão no Campeonato Brasileiro Universitário em 1981 entre vários outros títulos. Licenciou-se em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1982. Trabalhou como professor de Educação Física no Ensino Fundamental e Médio no ensino público e privado.

Transferiu-se, em 1985, para Serra dos Carajás, no Estado do Pará, onde atuou durante dez anos como professor e supervisor pedagógico, liderando uma equipe de treze profissionais. Manteve o ensino e uma equipe de Judô em nível escolar. Nesse período, especializou-se em Treinamento Esportivo e Supervisão Escolar pela PUC Minas. Passou a escrever matérias jornalísticas para o jornal local e, logo, publicou os livros “Judô: praticando a teoria” e “Educação física escolar em cidade empresa: a experiência em Carajás“.

Posteriormente, mudou-se para a cidade de Aracruz, litoral do Estado do Espírito Santo, onde permaneceu durante seis anos. Coordenou uma equipe de 8 profissionais, numa instituição particular de Ensino Básico. Atuou na rede pública municipal e dirigiu a Associação de Judô Aracruz. Naquela ocasião concluiu a especialização em Administração Escolar pela UNIVERSO/RJ.

De volta à Belo Horizonte assumiu: o ensino do Judô em uma escola particular;  o ensino da Educação Física na Educação Básica das redes pública Municipal e Estadual e da rede Particular; o ensino superior ministrando a disciplina Artes Marciais/Esportes de Luta em cursos de formação inicial de Educação Física.   Concluiu, em 2008, o mestrado em Ciências da Educação pela Faculdade de Motricidade Humana (FMH) da Universidade Técnica de Lisboa em Portugal.

Participou da diretoria da Federação Mineira de Judô como vice-presidente (2013-2017) e presidente da comissão de arbitragem; coordenou a arbitragem de judô da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (2006-2015); gerenciou os projetos sócio esportivo do Programa Atletas do Brasil, na Academia Olímpica Mineira de Esporte e Cultura – AOMEC (2012-2014).

No ano de 2018, foi indicado pela  Confederação Brasileira de Judô para fazer o exame internacional de arbitragem, na cidade de El Salvador, São Salvador,  quando passou a ser árbitro internacional FIJ B. Foi promovido ao 6º grau pela Confederação Brasileira de Judô, em 2021.

Após duas gestões consecutivas como diretor da Escola Municipal de Ensino Especial Frei Leopoldo, exerce a função de coordenador do Programa Superar da Prefeitura de Belo Horizonte, no núcleo Frei Leopoldo.