Parceiros FMJ

Veja Mais
Veja Mais

SENSEI GERALDO BRANDÃO DE OLIVEIRA – KODANHA 8º DAN

Sensei Brandão, como é mais conhecido, nasceu no dia 31 de agosto de 1948 em  Belo Horizonte, filho de Jacy Brandão de Oliveira e Conceição de Andrade Silva.

Iniciou a praticar Judô no Centro Esportivo Lutadores Unidos (CELU) no dia 30 de julho de 1960, tendo como professor o Sr. Edson Isoni, considerado por ele como um segundo pai. A indicação ocorreu pelo Professor Hitler Fouad Curi, amigo do pai.

Começou a competir muito cedo e sempre ganhava no início da carreira, o que, segundo ele “não foi bom, criei uma imagem que eu era o melhor. Eleito várias o melhor atleta juvenil do ano etc. Até que um dia perdi uma luta praticamente ganha. Chorei desesperadamente. Parecia que o mundo tinha acabado, pois eu não sabia perder! Com o passar do tempo, e após vários anos, consegui um livro da Ediouro falando dos princípios judoístas”.

Foi faixa preta pelo professor Edson Isoni com 15 anos de idade. Até hoje, em 2022, não existe em Minas Gerais outro atleta que alcançou esse mérito. O motivo da promoção à faixa preta 1º Dan foi por ter ganhado na classe juvenil e na classe de adultos, hoje denominada Sênior.

Sensei Geraldo Brandão ao lado de Antonn Geesink 10º Dan – Mundial RJ 2007

A responsabilidade aumentou, a vontade de aprender cada vez mais e assim foi alcançando vários graus da hierarquia judoísta, ingressando no campo do trabalho nas competições como oficial técnico, arbitrando os eventos mineiros, tomando cada vez mais amor pelo esporte.

Sensei Brandão completou: “Esse Histórico Judoísta de mais de 50 anos de vida é para mostrar para os jovens a importância de se dedicar a essa arte marcial fantástica. Minha vida não sei dizer o que seria se não fosse o judô. Levei os ensinamentos para a CEMIG, onde trabalhei durante 25 anos. Eduquei meus filhos dentro dos princípios da moralidade, da honestidade etc. Formei vários faixas pretas que hoje são cidadãos do bem perante a nossa sociedade, tendo vários montado as suas academias, alguns estão no exterior, como professores divulgando para seus alunos a importância do Caminho da Vida Suave”.

PRINCIPAIS CONQUISTAS:

– Campeão mineiro nas décadas de 60, 70 e 80 nas categorias médio, meio pesado e pesado.

– Campeão mineiro da classe máster (atualmente denominada veteranos) no peso pesado em 1985.

– Participação em vários campeonatos nacionais representando Minas Gerais, tendo ficado em 3º lugar no primeiro Campeonato Brasileiro Juvenil, categoria meio pesado.

– Promovido à faixa vermelha/branca 8º Dan pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ) em 31/03/2021

Em pé: Mario Lúcio Silva / Marco Antônio Luciano
/ Rubayat / Brandão / Prof. Edson Isoni/ Marcus
Áureo Radicchi / Roberto Ferreira de Figueiredo / Expedito Gonçalves Camilo, 1971