SENSEI JOSÉ NONATO DA CUNHA – KODANSHA 7º DAN

Sensei Nonato nasceu no dia 04 de janeiro de 1955 em Belo Horizonte (MG), filho de  José Alves da Cunha e Conceição dos Santos Cunha.

Iniciou sua carreira com o Prof. Adão Álvares de Menezes e Sebastião Moreira Pinto na Guarda Mirim de Belo Horizonte em 1969 e logo depois transferiu-se para o CELU – Centro Esportivo Lutadores Unidos do Prof. Edson Isoni. Foi graduado em faixa preta 1º dan em 1971. Em 2021 promovido à faixa vermelha/branca 7º Dan pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ).

Foi responsável técnico das seguintes agremiações: monitor e professor do Centro Esportivo Lutadores Unidos de 1972 a 1980, professor de Judô da ACADEPOL em Belo Horizonte/MG em 1973, responsável técnico de judô da JUCLUDI em Divinópolis/MG de 1977 a 1981, responsável técnico de judô da Academia Leandro em Itabira/MG de 1978 a 1998, professor de judô infantil no Instituto Piaget em Belo Horizonte/MG de 1981 a 1984, professor de judô infantil no Instituto Izabela Hendrix em Belo Horizonte/MG em 1984, professor de judô do Clube dos Oficiais da PM de Belo Horizonte/MG de 198 a 1992, professor de judô com filial em Itabira pelo Judô São Geraldo desde 1993 até a data de hoje.

Foi técnico da seleção mineira das classes juvenil, júnior e sênior durante vários anos, trazendo para Minas Gerais grandes conquistas.

Atuou como membro do Conselho Fiscal da Federação Mineira de Judô (FMJ) de 1984 a 1985.

Participou de inúmeros eventos estaduais e nacionais como árbitro central de grandes decisões de atletas da Seleção Brasileira por mais de 20 anos. Foi promovido a árbitro internacional pela Confederación Panamericana de Judo (CPJ) em 17 de agosto de 2018, Buenos Aires – Argentina.

Campeão mineiro categoria Médio – 1973

Participou de incontáveis cursos nas áreas de treinamento desportivo, arbitragem, pedagogia e psicologia desportiva e outros.

RESULTADOS COMO COMPETIDOR:

– 1975: campeão do interior infanto-juvenil e vice-campeão mineiro infanto-juvenil;

– 1976: campeão do interior infanto-juvenil e vice-campeão mineiro infanto-juvenil;

– 1978: campeão do interior juvenil, campeão mineiro por equipes juvenil e júnior;

– 1979: vice-campeão do interior juvenil, campeão do interior júnior, vice-campeão mineiro juvenil, vice-campeão mineiro por equipes juvenil, campeão mineiro por equipes juvenil e campeão brasileiro JEBs;

– 1980: campeão do interior sênior, 3º lugar mineiro júnior, campeão 3º Torneio Mineiro Júnior/Sênior, vice-campeão Dangai Roxa-Marrom, campeão mineiro por equipes júnior;

– 1981: vice-campeão do interior júnior, campeão do interior sênior, vice-campeão mineiro por faixas pretas, vice-campeão mineiro por equipes júnior;

– 1982: campeão do interior júnior, campeão do interior sênior, campeão mineiro júnior e sênior, 3º lugar mineiro sênior absoluto, campeão interestadual Minas-Rio;

– 1983: campeão do interior sênior, campeão mineiro sênior, campeão mineiro por faixas pretas, vice-campeão do interior sênior absoluto, campeão mineiro por equipes sênior;

– 1984: campeão do interior sênior, vice-campeão do interior sênior absoluto, campeão mineiro sênior, vice-campeão mineiro sênior absoluto, campeão mineiro por equipes sênior, campeão mineiro por faixas pretas, vice-campeão mineiro por faixas pretas sênior absoluto, vice-campeão brasileiro regional, 3º lugar brasileiro sênior absoluto, Diploma MELHORES DO ESPORTE ESPECIALIZADOS (RÁDIO AMÉRICA E UNIVERSIDADE FM);

Seleção Mineira de Judo – 1975

– 1985: campeão mineiro sênior, campeão Torneio Seleção Mineira x AMAN, Campeão I Olimpíada Regional do Trabalhador;

– 1986: campeão mineiro sênior, vice-campeão mineiro por faixas marrom/preta, campeão Torneio Seleção Mineira x AMAN;

– 1987: vice-campeão mineiro sênior, vice-campeão mineiro por faixas preta;

– 1988: campeão mineiro região III, campeão mineiro por faixas pretas região III, campeão mineiro, campeão mineiro por faixas pretas, 3º lugar Copa Rio Internacional;

– 1989: campeão mineiro região III, campeão mineiro por faixas pretas região III, campeão mineiro, 3º lugar Kangeiko Nacional Ipatinga;

– 1990: campeão mineiro sênior, campeão mineiro por equipes sênior;

– 1991: campeão mineiro sênior, campeão mineiro sênior absoluto, vice-campeão mineiro por equipes sênior;

– 1992: campeão mineiro sênior, campeão mineiro por equipes júnior/sênior;

– 1993: campeão mineiro por faixas roxa à preta, campeão mineiro sênior, campeão dos Jogos do Interior Mineiro;

– 1994: campeão mineiro por faixas roxa à preta, campeão mineiro sênior, campeão mineiro sênior absoluto, campeão mineiro por equipes júnior/sênior, campeão Torneio da Bandeira Nacional por equipes, campeão dos Jogos do Interior Mineiro;

– 1995: Campeão Torneio Internacional de Formosa (Argentina), troféu de atleta mais técnico Torneio Internacional de Formosa (Argentina), campeão mineiro sênior, campeão mineiro sênior absoluto, campeão mineiro por faixas roxa à preta;

– 1996: campeão mineiro sênior, campeão mineiro por equipes júnior/sênior.

Academia Leandro – Itabira 1980